Cirurgias Urológicas
Cirurgia Robótica
A Cirurgia Robótica é um dos maiores avanços da Medicina. Trata-se de um tipo de procedimento onde o médico manipula um robô de alta precisão, que faz movimentos cirúrgicos conforme controle do médico através de um joystick. O robô possui um longo braço mecânico com uma câmera e três pontas que possuem equipamentos cirúrgicos, Com a câmera, o médico consegue ver o interior da área que precisa ser operada, sem a necessidade de realizar cortes e incisões profundas. O médico cirurgião fica dentro da dentro da sala cirúrgica e com olhos no visor comanda o robô, que reproduz os movimentos das mãos do cirurgião.
A cirurgia robótica pode ser ser utilizada no caso de:
- vasectomia;
- biópsia de próstata;
- tumores de próstata;
- tumores no rins;
- tumores na bexiga;
- tumores nos ureteres;
- tumores nas glândulas adrenais ou suprarrenais.
Vale ressaltar que o procedimento deve ser feito por um profissional qualificado, de confiança e com certificação para realizar a cirurgia robótica. Além disso, o médico irá avaliar se o seu caso pode ser tratado por meio da cirurgia robótica. Portanto, converse com um médico urologista para tirar suas dúvidas e receber o tratamento adequado.
- Melhor visualização do campo cirúrgico;
- Movimentos mais precisos e menos instáveis;
- Menor perda de sangue;
- Menor tempo de internação.
- Menor tempo de recuperação;
- Menos dor após a cirurgia;
- Cicatrizes menores.
Videolaparoscopia
A videolaparoscopia é uma cirurgia onde são realizados pequenos furos e com o auxílio de uma microcâmera é possível ver o interior do organismo através das imagens transmitidas para o monitor e assim realizar o procedimento com os equipamentos necessários. É uma técnica minimamente invasiva que pode ser utilizada, não só para cirurgia, mas como exame de diagnóstico ou para realizar biópsia.
Traz muitas vantagens em relação à cirurgia aberta (convencional), onde são realizados cortes maiores para realização da cirurgia,como: menor dor após a cirurgia, recuperação mais rápida e menor tempo de internação.
Na urologia, as principais cirurgias realizadas são na próstata (prostatectomia), ureter (reimplante ureteral), rins (nefrectomias, cistos), testículos e glândula adrenal (adrenalectomia).
Cirurgia Aberta (Convencional)
A forma convencional, também chamada de cirurgia aberta, é a forma mais antiga de cirurgia ainda praticada e que depende de pouca tecnologia para ser executada. Consiste em realizar incisões maiores que podem variar entre 15 cm e 30 cm, diferente da videolaparoscopia em que são feitas pequenas incisões no abdômen, de 0,5 cm a 1 cm, para introduzir pinças para a realização do procedimento, além de uma câmera para visualização do médico cirurgião.
Na cirurgia aberta são necessários entre três a quatro dias de internação, período que é reduzido no procedimento realizado por videolaparoscopia. Enquanto na cirurgia aberta os pacientes levam de 30 a 60 dias para voltar às suas atividades de trabalho, na cirurgia o retorno acontece em 15 dias.
Microcirurgia
A microcirurgia é um procedimento ideal para operar estruturas pequenas e delicadas. O cirurgião utiliza o microscópio cirúrgico para ter maior visualização de regiões e estruturas muito pequenas, a sua visão aumenta até 40 vezes. O médico cirurgião também utiliza instrumentos especiais e delicados. Esta técnica pode ser utilizada na urologia para correção de varicocele (varizes nas veias que drenam o sangue para o testículo) e reversão da vasectomia.